Eleições 2024: 68% rejeitam votar em candidato a prefeito de Caruaru apoiado por Jair Bolsonaro, diz Datafolha
13/09/2024
O Datafolha apresentou uma lista com os nomes de Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Raquel Lyra (PSDB) e João Campos (PSB) e perguntou quanto o apoio de cada um deles é decisivo para a escolha do voto para prefeito de Caruaru. Pesquisa Datafolha divulgada na última quarta-feira (12) aponta que 68% dos caruaruenses rejeitam votar em candidato a prefeito de Caruaru apoiado por Jair Bolsonaro. A pesquisa apresentou uma lista com os nomes de Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Raquel Lyra (PSDB) e João Campos (PSB) e perguntou quanto o apoio de cada um deles é decisivo para a escolha do voto no município.
Datafolha em Caruaru: Rodrigo Pinheiro, 42%, e Zé Queiroz, 39%, estão tecnicamente empatados na disputa para prefeito
Veja quem são os candidatos confirmados à prefeitura de Caruaru
Confira patrimônios de candidatos à Prefeitura de Caruaru divulgados pelo TSE
No caso do ex-presidente Jair Bolsonaro apoiar um candidato a prefeito de Caruaru, 68% não votariam de jeito nenhum nesse candidato, 13% talvez votassem nesse candidato, 16% votariam com certeza e 1% não opinou. Entre os evangélicos, a rejeição à uma candidatura apoiada por Bolsonaro é mais baixa (52%, ante 79% entre os católicos) e a adesão é mais alta do que a observada entre os católicos (25%, ante 10%).
Lula (PT) e Bolsonaro (PL)
Wilton Junior/Estadão Conteúdo e Adriano Machado/File Photo
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Caruaru e região no WhatsApp
A pesquisa encomendada pelo Grupo Asa Branca ouviu 504 pessoas, com eleitores de Caruaru de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-03082/2024.
Segundo a pesquisa, no caso do presidente Lula, 37% declararam que não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado pelo petista. A mesma pergunta foi feita com relação a Governadora Raquel Lyra. Neste caso, 40% declararam que não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado pela governadora. Entre os que reprovam o Governo Estadual o índice sobe para 78%; 28% talvez votassem, 27% votariam com certeza. Entre os que aprovam o Governo Estadual o índice sobe para 47% e 1% não opinou.
Governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB).
Reprodução/TV Globo
Por fim, o Datafolha perguntou sobre o apoio do prefeito de Recife, João Campos. Neste caso, 36% declararam que não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado pelo atual gestor da capital pernambucana, 29% talvez votassem, 28% votariam com certeza e 3% não opinaram.
Rejeição do Governo Federal e Estadual
Governadora Raquel Lyra (PSDB)
46% dos entrevistados consideram o governo de Raquel Lyra ótimo ou bom;
30% consideram regular;
22% dos entrevistados consideram ruim ou péssimo;
1% em cada 100 entrevistados disse que não sabia.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
51% dos entrevistados responderam ótimo ou bom;
23 responderam regular;
25% responderam ruim ou péssimo;
1% respondeu que não sabe.